Carregando

Cuidados com os uniformes bordados

Publicado em: 29/03/2022 Autor/fonte: nProjetos
Cuidados com os uniformes bordados
"Além dos cuidados básicos, você sabia que seu uniforme bordado requer uma atenção especial? Os cuidados vão desde sua lavagem até o momento de guardá-lo. Leia este artigo e confira alguns destes cuidados!?

Na pressa do dia a dia, lavar as roupas se torna uma corrida contra o tempo. Separar, lavar, estender, guardar - todos esses passos requerem suas devidas atenções. Contudo, na corrida contra o relógio, acabamos negligenciando alguns pontos importantes. Principalmente quando falamos de peças delicadas, como o bordado. 

 

Porque é tão importante 

 

Quando cuidamos adequadamente de uma roupa, contribuímos para a preservação daquela peça estendendo sua durabilidade, além de manter seu aspecto novo. 

 

Contudo, cuidar do seu uniforme bordado vai além de uma questão de cuidados básicos com uma roupa - não adianta ele estar limpo, porém danificado pelos processos de lavagem, por exemplo. 

 

Quando cuidamos bem de nossas peças corporativas, não só valorizamos o que recebemos da empresa, como também transmitimos boas impressões em nosso local de trabalho, seja para clientes, seja para a própria empresa. 

 

Por isso, é importante entender o que é o bordado que compõe seu uniforme, além dos cuidados especiais que esta técnica requer. 

 

Tipos de bordados 

 

Existem duas técnicas diferentes de bordados, sendo: 

 

1. Quando o bordado é colocado em contato direto com a peça final; 

 

2. Quando o bordado é aplicado em um segundo tecido que é costurado ou colado posteriormente na peça final. 

 

Em geral, a segunda técnica é a mais utilizada por marcas e confecções. 

 

Sendo feitos em sua maioria em material poliéster, não mancham com facilidade, porém por ainda ser uma técnica sensível, o bordado requer uma atenção especial quanto ao contato com a água e diferentes temperaturas. 

 

Cuidados na lavagem 

 

Lave somente quando for necessário 

 

A técnica do bordado se baseia na junção de diversos fios que são “presos” ao tecido. Por conta disso, as influências externas estão mais sujeitas a causar possíveis danos, principalmente no processo de lavagem. 

 

Logo, é recomendado não lavar seu uniforme bordado em excesso, a fim de evitar um desgaste desnecessário dos fios. 

 

Evite deixar de molho por período prolongado

 

Não é recomendado que peças no geral permaneçam de molho por um período prolongado, principalmente quando falamos do bordado. 

 

O ideal é que a peça fique por menos de 6 horas, no máximo, para não danificá-la. Cuidado com o excesso de amaciante 

 

Para o bordado, todo excesso na hora da lavagem ou secagem diminui a durabilidade da técnica. Sendo assim, é necessário um cuidado com o excesso de amaciante, que pode ocasionar manchas em seu uniforme. 

 

Evite a máquina de lavar se possível 

 

Como já vimos nos tópicos anteriores, todo processo externo, principalmente aqueles ligados à água ou temperatura, influenciam na integridade do bordado. A máquina de lavar, sendo um processo mais “agressivo” na hora de limpar as peças, não é indicada para peças que contém a técnica - principalmente se seu uniforme também tiver pedrarias. 

 

Contudo, sabe-se que lavar manualmente seus uniformes requer tempo e força braçal. Assim, se o uso da máquina for necessário, o recomendado é que se selecione, se disponível, a opção para peças delicadas, em que a máquina atua de forma mais lenta. 

 

Siga as instruções da etiqueta 

 

Nem todos os tecidos são iguais, por isso o mais ideal sempre é seguir as recomendações notificadas na etiqueta da peça. 

 

Formada por símbolos, estes são facilmente identificáveis na internet. 

 

Cuidados no pós-lavagem 

 

Cuidado com altas temperaturas 

 

Como já dito, a técnica do bordado é sensível aos excessos, principalmente de temperatura. Assim, tanto no momento de lavar quanto no momento de secá-la e guardá-la, é necessário tomar cuidado com as altas temperaturas presentes nesses processos. 

 

Alguns passos que podem envolver altas temperaturas são: selecionando a temperatura da água na máquina; selecionando a temperatura na secadora de roupas; no momento de utilizar o ferro de passar roupa. Em média, a temperatura máxima indicada para a água utilizada é 50 °C. 

 

Por isso, estes três passos não são indicados na hora de cuidar de seu uniforme bordado - na medida do possível, evite-os. As altas temperaturas podem fazer com que a região queime ou desbote. 

 

Se for utilizar o ferro, evite colocá-lo diretamente sobre a região do bordado, deixando o aparelho sempre na temperatura mínima possível. 

 

Você pode passá-las e guardá-las do avesso 

 

Na hora de passar sua peça com o ferro, você pode deixar a peça do avesso, principalmente se houver pedrarias. Esta dica também vale na hora de guardar seu uniforme. 

 

RM Confecções

 

A RM Confecções é uma empresa especializada em uniformes escolares e profissionais, e por isso trazemos as melhores dicas na hora de preservar a sua peça. Liderando o mercado de roupas profissionais no interior de São Paulo, a empresa está localizada em Hortolândia - SP. 

 

Entre em contato conosco para realizar sua consultoria através do telefone (12) 3958-2220 ou pelo e-mail administrativo@rmconfec.com.br. 

 

RM Confecções, a mais de 10 anos traduzindo necessidade em solução!

Fábrica de Uniformes Uniformes para construção civil Uniformes profissionais
Posts Anteriores
  • Abril / 2022 - 1 post
  • Março / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 1 post
  • Setembro / 2017 - 2 posts
  • Agosto / 2017 - 1 post
  • Janeiro / 2017 - 1 post
  • Agosto / 217 - 1 post

Contatos

contato@rmconfeccoes.com.br

(19) 97409-6367

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

 

Endereço

Rua Goiás, 550

Jd. São Jorge

Hortolândia - SP

Solicite informações por whatsapp