Carregando

Como escolher o uniforme ideal para minha empresa?

Publicado em: 02/02/2022 Autor/fonte: nProjetos
Como escolher o uniforme ideal para minha empresa?
"O uniforme profissional integra uma parte importante para a construção de uma identidade visual da empresa, que por sua vez é peça chave para o Marketing desta. Tendo isso à vista, venha conhecer todos os pontos essenciais para formular o uniforme da sua empresa!"

 

Transparecer uma boa imagem perante o público é fundamental para o sucesso de uma empresa. O uniforme profissional ajuda a construir uma identidade visual para a corporação. Tendo isso em vista, é essencial ter o cuidado em escolher o uniforme ideal para sua empresa.

Além de deixar o ambiente corporativo alinhado com o que a marca propõe, um uniforme pode ajudar a transmitir maior seriedade aos clientes, contribuir com a organização da empresa e até mesmo manter a segurança dos colaboradores.

Para te auxiliar nessa questão importantíssima, preparamos algumas dicas para você se atentar ao escolher um uniforme profissional para sua empresa, vem conferir!

 

1 - Necessidade da Empresa

 

 

O primeiro ponto a se considerar são as necessidades da empresa. É importante ponderar acerca do ambiente de trabalho no qual o funcionário trabalhará, quais são suas tarefas principais e o cotidiano dos profissionais que utilizarão o uniforme diariamente.

A idealização do uniforme profissional, nesse sentido, dependerá do contexto no qual o negócio está inserido. Como por exemplo, em escritórios corporativos é ideal que os uniformes sejam mais formais. Por sua vez, trabalhadores de construção necessitam de um uniforme mais funcional e resistente.

Isto é, o primeiro passo será idealizar um uniforme que atenda as necessidades dos funcionários e, por conseguinte, da empresa.

Em termos gerais, é preciso considerar qual tecido oferecerá ao funcionário maior segurança, conforto, versatilidade e padronização.

 

2 - Identidade Visual

 

 

Tendo em vista que o uniforme profissional é uma das peças essenciais para auxiliar na construção da imagem que sua empresa deseja transparecer, é essencial que ele esteja alinhado com a sua identidade visual.

Ainda que você opte por diferentes uniformes para cada setor da empresa, é ideal que os uniformes sejam padronizados entre si. Dessa forma, cria-se uma identidade visual perante o público consumidor, que considerará todos os funcionários como pertencentes a empresa.

 

2.1 - Modelo

 

Qual o estilo da sua empresa? Idealize o modelo do uniforme profissional de acordo com o perfil da marca.

Para ambientes corporativos formais, prefira modelos de uniforme cujas características sejam mais sociais, como por exemplo camisa e calça sociais. Já para empresas mais descoladas, prefira peças inerentemente mais informais, tais como uma camiseta.

 

2.2 - Paleta de cores e outros detalhes

 

Nessa etapa, o principal a ser considerado são as cores a serem escolhidas para o uniforme profissional. Portanto, devem ser levados em consideração dois fatores: a identidade visual da empresa e a harmonia.

Para que o uniforme remeta à empresa em questão, é imprescindível que suas cores estejam em consonância com sua identidade visual. Dessa maneira, ele cumprirá seu propósito em relacionar o funcionário à empresa.

Todavia, também deve se ter em vista a harmonia entre a combinação de cores escolhidas, principalmente pelo fato de serem trajes que serão utilizados no cotidiano do colaborador da empresa. A chave aqui é o equilíbrio.

Também é nessa fase em que será formulado o design das peças, isto é, onde estará localizada a logo da empresa, se o uniforme terá o nome do funcionário, etc.

 

2.3 - Tecido

 

Assim como o uniforme profissional como um todo, a escolha do tecido deve ser feita levando em consideração as atividades realizadas bem como necessidades dos funcionários.

A depender dessas questões, os tecidos considerados podem ser mais leves e com maior capacidade de respiração ou mais grossos e resistentes.

 

3 - Distinção de cargos

 

 

A idealização do uniforme dos colaboradores da empresa também pode ser realizada tendo em vista a função destes, isto é, para distinguir cargos ou segmentos dentro da empresa – visando a facilitação da organização interna.

Nesse sentido, essa distinção pode ser traçada a partir da produção de modelos diferenciados ou com a acresção de acessórios ao uniforme, como bonés, lenços, gravatas, etc.

 

4 - Legislação

 

 

Finalmente, um ponto importantíssimo a ser estudado previamente à idealização de produção dos uniformes da sua empresa é a legislação específica sobre o tema. Ou seja, é necessário se informar acerca das exigências, por lei, para a produção do uniforme de cada ofício.

Vale ressaltar que as empresas só são obrigadas a instituir o uso de uniforme nos casos em que estes funcionam como itens de segurança.

Ademais, a legislação vigente sobre a temática prevê que é lícito à empresa impor o uso obrigatório de uniformes por parte de seus empregados, mas que, nesse caso, deverá arcar com todos os seus custos. 

Por sua vez, caso a empresa deseje instituir o uso opcional dos uniformes profissionais, ela poderá subsidiar parcialmente o valor ou cobrá-lo integralmente do funcionário.

 

5 - Fornecedor

 

 

Por último, para garantir que após todas essas etapas o uniforme produzido seja esteticamente agradável, durável e de qualidade, é necessário adquiri-lo com um fornecedor competente!

A R.M. Confecções possui mais de 10 anos no ramo de confecções de uniformes profissionais no estado de São Paulo, podendo te auxiliar em todas as etapas da produção.

A grande vantagem em contratar a R.M. Confecções para produzir seu uniforme profissional, reside no fato de participar na etapa de design do produto – barateando o processo, já que não é preciso contratar um designer a parte – além de contar com as malhas da mais alta qualidade.

Não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo e garanta o uniforme profissional ideal para sua empresa, seja ele um uniforme industrial, uniforme para construção civil ou até mesmo um uniforme para escritório.

Fábrica de Uniformes Uniformes para construção civil Uniformes profissionais
Posts Anteriores
  • Abril / 2022 - 1 post
  • Março / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 1 post
  • Setembro / 2017 - 2 posts
  • Agosto / 2017 - 1 post
  • Janeiro / 2017 - 1 post
  • Agosto / 217 - 1 post

Contatos

contato@rmconfeccoes.com.br

(19) 97409-6367

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

 

Endereço

Rua Goiás, 550

Jd. São Jorge

Hortolândia - SP

Solicite informações por whatsapp